15 setembro, 2009

A História das Coisas! Que Coisa!

O vídeo que acabo de ver e reproduzo abaixo tem a duração de vinte minutos, tempo quase que impensado em se gastar quando estamos em frente do computador, com cinco ou seis tarefas sendo desempenhadas concomitantemente. Pois bem, a sugestão que faço é que insista nessa irracionalidade temporal e gaste esse ¼ de hora tão valiosa.

O vídeo “A História das Coisas” (nome original: The Story of Stuff), com 37.200.000 resultados no Google – Paginas Brasil, assistido mais de 7 milhões de vezes desde seu lançamento, é uma produção estadunidense que tem o objetivo de esclarecer e alertar sobre o modo de produção e consumo que vivemos nos dias de hoje.

Não vou problematizar aqui e agora, a ausência no vídeo do questionamento da propriedade privada dos meios de produção, ou até da extração da mais valia – elementos fundamentais e edificadores do sistema de produção capitalista, ou ainda a simples questão da necessidade de organização coletiva para o enfrentamento frente a esse sistema insustentável em contrapartida a um individualismo voluntarioso na base do cada uma faça sua parte!

Sem delongas, e sem adendos: 20 minutos no dia para pensar pelo menos algumas horas!

Insista!

Nenhum comentário:

Postar um comentário